Jardins da Quinta das Lágrimas

Imagens de um passeio muito agradável, em excelente companhia, aos jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

A tranquilidade de um cenário idílico, palco de um dos mais famosos romances de Portugal, tendo por protagonistas de um amor trágico, Pedro e Inês.

IMG_9699

Palácio do Séc. XVIII, agora Hotel de Charme.

IMG_9720

IMG_9730

“Fonte dos Amores” -1326

IMG_9752

IMG_9753

“Fonte das Lágrimas” – 1580

“As filhas do Mondego, a morte escura

Longo tempo chorando memoraram

E por memória eterna em fonte pura

As Lágrimas choradas transformaram

O nome lhe puseram que ainda dura

Dos amores de Inês que ali passaram

Vede que fresca fonte rega as flores

Que as Lágrimas são água e o nome amores

Os Lusíadas, canto III.

IMG_9772IMG_9781

Images of a very pleasant walk, in excellent company , to the gardens of Quinta das Lágrimas in Coimbra.

Stage of a tragic love legend of Prince Pedro and Inês de Castro. Now this 18th century palace is a charm Hotel.

22 thoughts on “Jardins da Quinta das Lágrimas

  1. Inês ….aquela que depois de morta foi rainha… mulher de beleza ímpar…
    Amores assim deviam ser abençoados…

    J.
    Que passeio inspirador…💕

    😊
    S.O.
    Rio

  2. Não conheço Joana, mas estou encantada com as tuas fotos que transmitem o fascinio do lugar. Não só pela natureza e lindas construções mas tb pela história que está por trás. Bj

  3. Ohhhh.. que saudades me deu ver estas imagens, dos meus tempos de estudante. Quando ainda não se pagava entrada para ver a Fonte das Lágrimas…

  4. Adorei!
    Sabes que quando a Beatriz tinha sete meses (e até aos 3 anos) passou horas a passear pela Quinta das Lágrimas à espera que eu saísse da D.Duarte?
    Imagina as recordações que tenho desse lugar.
    E as fotografias estão tão bonitas já a indiciar este início antecipado da Primavera!
    Beijinhos!

  5. Infelizmente nunca fui. Tenho vontade de lá ir desde que o meu pai me contou pela primeira vez a história de Pedro e Inês… Acho que vou ter de reclamar com ele. É uma falha da parte dele como professor de história.🙂 Adorei as fotografias. Lindas.🙂

  6. Tantas vezes já fui a Coimbra e nunca fui ao Jardim da Quinta das Lágrimas. Até porque se trata de um lugar com uma certa magia… Tenho de lá levar a minha filha. As princesas e os reis são sempre motivos de interesse nesses idades. Até eu gosto de sonhar🙂

Deixe uma Resposta

