Bolachas de Alfarroba

Apeteceu-me experimentar uma receita nova, com um ingrediente que nunca tinha utilizado: farinha de alfarroba. A receita que encontrei na net seduziu-me e é da D. Maria Encarnação, doceira premiada.

???????????????????????????????

 

Ingredientes:  Raspa de uma laranja, 200 g de manteiga, 3 ovos inteiros, 10 gemas, 100 g de farinha integral, 100 g de amêndoa (partida grosseiramente), 125 g de farinha de alfarroba, 200 g de farinha (com fermento), 470 g de açúcar. Preparação: Juntar os ingredientes pela ordem estabelecida em cima. Levar ao forno a 175 ºC, durante 10 a 15 minutos.

Carob cookies – Ingredients: zest of an orange, 200 g butter, 3 whole eggs, 10 yolks, 100 g of wholemeal flour, 100 g of almonds (roughlymatch), 125 g of carob flour, 200 g flour (with baking powder), 470 g sugar. Preparation: Mix the ingredients in the order set out above. Bake at 175° C for 10 to 15 minutes.

22 thoughts on “Bolachas de Alfarroba

  1. Tenho de experimentar a receita, pois nunca fiz mas já comi e gosto.
    Obrigada por partilhares.
    Beijinho

  2. As bolachas de alfarroba estão entre as minhas bolachas favoritas.
    Estas com amêndoa e um aromazinho da raspa de laranja devem ser óptimas.

  3. Você voltou… e já trouxe uma receita na lata! Ai ai ai
    Lá vou eu pra cozinha no final da tarde. Já fiz algumas das receitas que deixou aqui para me “apimentar”. rs

    Depois te conto no que deu… água na boca, com certeza!
    bacio

  4. Tive uma época da minha vida em que andei a usar muito a farinha de alfarroba, mas aquela ideia de que pode substituir o chocolate nunca pegou (para mim). eheheh Mas se não a virmos como substituição, tudo sabe melhor!🙂

  5. Olá!
    Como foi esta pausa?
    Receita boa para experimentar enquanto ainda estou de férias!
    Também me pareceu muito açúcar😉 mas acredito que fiquem óptimas com um corte!
    Estão tão bonitas na latinha azul!
    Beijinhos!

  6. Olá JOana, este ano provei pela primeira vez alfarroba em…..bolas de Berlim nas praias do Algarve! Ficaram muito saborosas, diferentes do habitual mas gostosas, portanto acredito que as tuas bolachas tb sejam deliciosas! bj

  7. Pingback: Bolachas do Algarve |

  8. O toque da laranja e as amêndoas devem ficar divinais. Só acho que têm demasiado açúcar. Vou tentar reinventar esta receita de forma a ficar mais saudável. Irei certamente manter a laranja e a amêndoa! Bons cozinhados🙂

    • Muito obrigada, Ângela!🙂 Gostei muito destes bolinhos, mas como disse anteriormente num comentário, acabei por não fazer a receita original, por ter cortado na manteiga e no açúcar, que achei um exagero. Pode cortar à vontade, que ficam boas na mesma!🙂 Beijinho

Deixe uma Resposta

