Curiosidade

O facto de estar a fazer uma colcha de retalhos tem-me levado a pesquisar na internet um pouco da história desta técnica.

Foi no séc. XVII que o Patchwork foi levado para os E.U.A. pelos seus colonizadores. As colchas aproveitavam meticulosamente os tecidos e as técnicas de execução das mesmas passavam de mãe para a filha. As colchas de retalhos eram consideradas um bem precioso, sendo herdadas de geração em geração, mas foi durante a Grande Depressão que o Patchwork teve a sua maior expansão nesse país, uma vez que se reciclavam todos os tecidos disponíveis (nomeadamente roupa usada) para fazer colchas quentes (adap. wikipedia).

Há medida que me vou embrenhando no mundo do Patchwork, vou aprendendo igualmente, que o que agora parece moderno, é apenas cópia do que há de mais tradicional na América, por vezes apenas adaptados com tecidos actuais. Encontrei um site interessante onde podemos ver alguns quilts desde os anos 30 aos anos 70, que espelham bem o que referi: Quilts of Gee’s Bend

2 thoughts on “Curiosidade

  1. Muito bem, e a tua mãe deverá lembrar-se como se faziam em Loriga, e o princípio é o mesmo usado nas fábricas quando se teciam as manta de fitas.
    As fitas eram tão só restos de tecidos, rasgados em tiras, unidos e enrolados em bola, depois quando se tecia, principalmente nos teares manuais, ela era enrolada em canelas e passada de lado a lado da teia.

    TEIA – conjunto de fios no comprimento, necessários para fazer o tecido.

    TRAMA – todos os fios que através da lançadeira, passavam na largura do tecido depois seguro com o cruzamento feito com as perchadas.

    PERCHADAS ou LIÇO – Esquadros retangulares, onde através de duas varetas de colocavam as malhas, em cujo orifio central se enfiava o fio da teia

    MALHA – Arame da largura da Perchada com dois olhas nas estremidades e um orifícioo ao centro

    Na próxima aula, tragam queijo, castanhas e água pé, no fim do repasto continuaremos com a lição como “Tecer”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s